Blogs e redes sociais na atenção à saúde da família: o que a comunicação online traz de novo?
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1747Mots-clés :
Comunicação em saúde, Tecnologia da informação, Atenção primária à saúde, Sistema Único de Saúde, Educação em saúde.Résumé
O uso de tecnologias da informaç̃ e da comunicaç̃ (TIC) tem apoiado mudançs nas formas de comunicaç̃ das instituiçes de saúde. O estudo que fundamenta este artigo investiga a criaç̃ de ambientes de comunicaç̃ online nos serviçs de atenç̃ primária no município do Rio de Janeiro, selecionando o caso do Observatório de Tecnologia de Informaç̃ e Comunicaç̃ em Sistemas e Serviçs de Saúde (Otics - Rio), posteriormente substituído pelos Ambientes de Saberes e Aprendizagens em Saúde (Asas - Rio). A análise considera seis características da comunicaç̃ online: interatividade, hipertextualidade, personalização, multimidialidade/convergência, memória e instantaneidade. Observou-se que a comunicação estabelecida mantém uma tendência difusionista, característica do modelo informacional de comunicaç̃, especialmente nos blogs, evidenciando que é mesmo possível tender à reproduç̃ de antigos modelos e sentidos de comunicaç̃ e saúde.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.