Fact-checking e saúde: análise da seção ‘Verdade ou Boato’ de GaúchaZH
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i1.1860Mots-clés :
Fake news, Saúde, Jornalismo, Zero Hora, GaúchaZH.Résumé
Este artigo analisa a seção ‘Verdade ou Boato’, publicada no jornal Zero Hora (meio impresso) e no GaúchaZH (meio digital), com o objetivo de compreender as características das matérias produzidas na seção e o perfi das informações nela checadas; e tensionar como os veículos agenciam sua posição de credibilidade em relação às alterações nos modos de produção e circulação de conteúdos no ambiente digital, especialmente na área temática da saúde. Os procedimentos metodológicos utilizados são as pesquisas bibliográfia e documental e a análise de conteúdo de um corpus composto por 25 matérias. Como resultado, observa-se que a iniciativa de checagem de informações reforça o jornalismo como sistema perito. Entre as características identifiadas, destaca-se a adaptação das manchetes para negar informações falsas. Na edição digital, observa-se o pouco uso do potencial que tem o hipertexto para compor uma narrativa sustentada por evidências.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.