Da ‘volta à natureza’ pelo ‘milagre das Olimpíadas’: narrativas de salvação do Rio de Janeiro no documentário para televisão Naturopolis

Auteurs

  • Ana Teresa Gotardo Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação Social. Rio de Janeiro, RJ Universidade Federal Fluminense, Superintendência de Comunicação Social. Niterói, RJ http://orcid.org/0000-0001-7713-6780

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2060

Mots-clés :

Cidade olímpica, Produção de signifiados, Sustentabilidade, City branding, Documentário para televisão, Comitê Olímpico Internacional, Modificações urbanas.

Résumé

Este artigo busca compreender a produção de signifiados sobre sustentabilidade no contexto de produção da cidade olímpica. Para tanto, promove uma análise crítica do documentário Naturopolis, relacionando-o com alguns dos documentos ofiiais disponibilizados tanto pelo Comitê Olímpico Internacional quanto pelo Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos. Busca-se uma leitura polivalente, não dominante, considerando o contexto mais amplo de produção da cidade-mercadoria pela cidade-empresa, por meio de técnicas de city branding. O artigo se concentra na linha narrativa da salvação da cidade em relação à sustentabilidade, por meio dos megaeventos ou, nos termos do documentário, de uma volta à natureza, evocando mudanças necessárias para a construção de um novo país, a partir de uma transformação que pode ser trazida por políticos, pelo milagre das Olimpíadas e pela população em geral.

Biographie de l'auteur

Ana Teresa Gotardo, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Faculdade de Comunicação Social. Rio de Janeiro, RJ Universidade Federal Fluminense, Superintendência de Comunicação Social. Niterói, RJ

Doutorado em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

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Publiée

2020-06-26

Comment citer

Gotardo, A. T. (2020). Da ‘volta à natureza’ pelo ‘milagre das Olimpíadas’: narrativas de salvação do Rio de Janeiro no documentário para televisão Naturopolis. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 14(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2060

Numéro

Rubrique

Dossiê Comunicação e meio ambiente