Desastre da mineração em Barcarena, Pará e cobertura midiática: diferenças de duração e direcionamentos de escuta
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2063Mots-clés :
Desastre, Mineração, Barcarena, Cobertura midiática, Ecologia Política, Perspectiva decolonial.Résumé
O artigo objetiva analisar a cobertura midiática do desastre socioambiental ocorrido em 2018, em Barcarena, no Pará, e discutir tanto as diferenças entre a duração do desastre (prolongada) e a duração da cobertura (concentrada), quanto os direcionamentos de escuta entre a repercussão de eventos gerados por vozes ofiiais/institucionais e a presença/ausência de vozes populares de comunidades e movimentos sociais. Como resultado, apresenta três momentos de análise dos dados coletados em clipping nacional ao longo de oito meses: uma análise quantitativa da frequência da cobertura indicando alcance e duração da visibilidade midiática; um recorte quanti-quali apontando como a mídia agenda e promove enquadramento por meio das fontes acionadas na produção da notícia; e uma análise qualitativa, na perspectiva decolonial, de como aparecem na cobertura do desastre as vozes historicamente silenciadas. Para compreender o desastre como processo, busca-se antes situar o contexto da mineração na Amazônia a partir do aporte da Ecologia Política.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.