Informação de perícias médicas para subsidiar ações de vigilância e promoção da saúde dos servidores públicos: o caso de uma universidade pública federal do Brasil
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2229Mots-clés :
Perícia médica, Serviços de saúde do trabalhador, Sistemas de informação em saúde, Promoção da saúde, Vigilância em saúde do trabalhador.Résumé
O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo geral propor ações de vigilância e promoção da saúde dos servidores da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com base nas informações de perícias médicas registradas, no período de 2016 a 2018, no prontuário eletrônico do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS). Para isso, o estudo descreve o perfil de morbidade dos servidores que buscaram a perícia médica, analisa os principais fatores de risco no ambiente de trabalho e sua relação com o perfil de morbidade revelado, de modo a estabelecer prioridades para ações de educação e promoção da saúde. As ações propostas abrangem estudos ergonômicos, avaliação e acompanhamento psicológicos, capacitação, entre outras, para intervir nas principais doenças identificadas (psíquicas e osteomusculares). As informações registradas no módulo de Perícias Médicas do SIASS, até então subutilizadas, revelaram suas potencialidades, pois permitiram identificar os problemas e propor a tomada de decisões gerenciais em prol da prevenção de doenças e da melhoria da saúde dos servidores.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.