Coletivo TiVi Piraí: saúde mental e comunicação
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v15i3.2415Mots-clés :
Coletivo, Comunicação, Saúde Mental, Protagonismo, Subjetividade.Résumé
O trabalho apresenta o Coletivo TiVi Piraí, um coletivo de comunicação e saúde mental ativo desde 2013, composto por usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Juiz de Fora (MG). Trata-se do relato de uma experiência que se articula aos movimentos contemporâneos de grupalidades e que intenciona mudanças e melhorias nas políticas públicas no contexto da reforma psiquiátrica. Discorre sobre o percurso histórico de formação do grupo, contextualizado no processo de desinstitucionalização do município. O texto demonstra a importância do espaço de democratização da comunicação como recurso de estabelecimento de diálogo sociocultural e de reconstrução do imaginário estigmatizante e excludente acerca do portador de sofrimento mental. São apresentados aspectos de produção subjetiva na trajetória existencial dos integrantes da iniciativa, como também o acesso ao protagonismo, expressividade e exercício da cidadania.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.