Caracterização de podcasts brasileiros na área da fonoaudiologia
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3284Mots-clés :
Webcast, Fonoaudiologia, Educação em saúde, Internet, Educação a distânciaRésumé
O objetivo do estudo apresentado neste artigo é caracterizar o uso dos podcasts na área de fonoaudiologia no Brasil. Realizou-se uma busca, em março de 2022, nas plataformas de streaming Spotify, GooglePodcasts, Castbox e Deezer, por meio do uso dos termos livres ‘Fonoaudiologia’ e ‘Fono’. Foram incluídos podcasts com a temática da fonoaudiologia, apresentados por fonoaudiólogos e/ou estudantes dessa área. Foram excluídos os de episódio único e incluídos 34 podcasts neste estudo. Destes, os resultados revelaram que 88,23% iniciaram suas atividades durante o período pandêmico. No entanto, somente 26,47% divulgaram episódios até 19 de março de 2022. Além disso, 32,35% possuem menos de cinco episódios. Observou-se que 23,53% estavam vinculados a instituições de ensino superior. A maioria tem enfoque na área da voz e adota o formato de entrevista. Concluiu-se que houve uma quantidade expressiva de estreias de podcasts da área da fonoaudiologia a partir de 2020, e que, porém, a maioria deles foi descontinuada pouco tempo depois.
Références
AMORIM, Andrea de Lima Trigueiro; ARAÚJO, Maria Jovelina da Cruz Guimarães. Como o isolamento social causado pela pandemia de Covid-19 impactou o consumo de podcasts no Brasil: uma análise de matérias jornalísticas nacionais. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 25802-25815, mar. 2021. DOI: 10.34117/bjdv7n3-335. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/26323. Acesso em: 22 mar. 2022.
AVIS, Maria Carolina; FERREIRA-JÚNIOR, Achiles Batista. Brasil, o país do podcast [internet]. Uninter. 2020. Disponível em: https://www.uninter.com/noticias/brasil-o-pais-do-podcast. Acesso em: 22 mar. 2022.
ANTEBY, Roi; AMIEL, Imri; CORDOBA, Mordehay et al. Development and utilization of a medical student surgery podcast during COVID-19. Journal of Surgical Research, n. 265, p. 95-99, set. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.jss.2021.03.059. Disponível em: https://www.journalofsurgicalresearch.com/article/S0022-4804(21)00226-2/fulltext. Acesso em: 22 mar. 2022.
APPENZELLER, Simone et al. Novos tempos, novos desafios: estratégias para a equidade de acesso ao ensino remoto emergencial. Revista Brasileira de Educação Médica, v.44, n.1, p. e0155, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-5271v44.supl.1-20200420. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbem/a/9k9kXdKQsPSDPMsP4Y3XfdL/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.
BERK, Justin; TRIVEDI, Shreya; WATTO, Matthew et al. Medical education podcasts: where we are and questions unanswered. Journal of General Internal Medicine, v. 35, n. 7, p. 2176-2178, jan. 2020. DOI: 10.1007/s11606-019-05606-2. Disponível em: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC7351909/. Acesso em: 22 mar. 2022.
BRAGÉ, Émilly Giacomelli; RIBEIRO, Lahanna da Silva; RAMOS, Domênica Bossardi et al. Desenvolvimento de um podcast sobre saúde mental na pandemia de COVID-19: um relato de experiência. Brazilian Journal of Health Review, v. 3, n. 4, p. 11368-11376, jul-ago. 2020. DOI: 10.34119/bjhrv3n4-382. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BJHR/article/view/15931. Acesso em: 22. mar. 2022.
CAMPELLO, Tereza; GENTILI, Pablo; RODRIGUES, Monica et al. Faces da desigualdade no Brasil: um olhar sobre os que ficam para trás. Saúde Debate, v. 42, n. 3, p. 54-66, nov. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S305. Disponível em: https://www.scielo.br/j/sdeb/a/xNhwkBN3fBYV9zZgmHpCX9y/?lang=pt. Acesso em: 22 mar. 2022.
COSIMINI, Michael; CHO, Daniel; LILEY, Fasha et al. Podcasting in medical education: how long should an educational podcast be? Journal of Graduate Medical Education, v. 9, n. 3, p. 388-389, 2017. DOI: https://doi.org/10.4300/JGME-D-17-00015.1. Disponível em: https://meridian.allenpress.com/jgme/article/9/3/388/35444/Podcasting-in-Medical-Education-How-Long-Should-an. Acesso em: 22 mar. 2022.
CRAWFORD, Joseph; BUTLER-HENDERSON, Kerryn; RUDOLPH, Jurgen et al. COVID-19: 20 countries’ higher education intra-period digital pedagogy responses. Journal of Applied Learning & Teaching, v. 3, n. 1, p. 1-20, 2020. DOI: https://doi.org/10.37074/jalt.2020.3.1.7. Disponível em: https://journals.sfu.ca/jalt/index.php/jalt/article/view/191/163. Acesso em: 22 mar. 2022.
FIGUEIRA, Ana Cristina Peixoto; BEVILAQUA, Diego Vaz. Podcasts de divulgação científica: levantamento exploratório dos formatos de programas brasileiros. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 16, n. 1, p. 120-138, jan.-mar. 2022. DOI: https://doi.org/10.29397/reciis.v16i1.2458. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/2427. Acesso em: 22 mar. 2022.
FREIRE, Gabriela Ribeiro. Ideias sem fio: Um panorama sobre podcasts no Brasil. 2015. Monografia (Curso de Comunicação Organizacional) - Universidade de Brasília, Brasília, 2015. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/11527/1/2015_GabrielRibeiroFreire.pdf. Acesso em: 22 mar. 2022.
IFEDAYO, Adu Emmanuel; ZIDEN, Azidah Abu; ISMAIL, Aziah Binti. Podcast acceptance for pedagogy: the levels and significant influences. Heliyon, v. 7, n. 3. p. e06442, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2021.e06442. Disponível em: https://www.cell.com/action/showPdf?pii=S2405-8440%2821%2900547-8. Acesso em: 22 mar. 2022.
LEITE, Bruno Silva. A aprendizagem tecnológica ativa em publicações no ensino das ciências e matemática: uma visão geral da incorporação das metodologias ativas às tecnologias digitais. Revista de Investigação Tecnológica em Educação em Ciências e Matemática, v. 1, p. 54-79, 2021. Disponível em: https://revistas.unila.edu.br/ritecima/article/view/3171. Acesso em: 22 mar. 2022.
MALKA, Ronit; VILLWOCK, Jennifer; FAUCETT, Erynne et al. Podcast-Based Learning in Otolaryngology: Availability, Breadth, and Comparison with Other Specialties. Laryngoscope, v. 131, n. 7, p. 2131-2138, jul. 2021. DOI: 10.1002/lary.29349. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1002/lary.29349. Acesso em: 22 mar. 2022.
NEWMANN, Juliana; LIEW, Andrew; BOWLES, Jon et al. Podcasts for the delivery of medical education and remote learning. Journal of Medical Internet Research, v. 23, n. 8, p. e29168, ago. 2021. DOI: 10.2196/29168. Disponível em: https://www.jmir.org/2021/8/e29168. Acesso em: 22 mar. 2022.
OOMEN-EARLY, Jody; EARLY, Aron. Teaching in a Millennial World: Using New Media Tools to Enhance Health Promotion Pedagogy. Pedagogy in Health Promotion, v. 1, n. 2, p. 95-107, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/2373379915570041. Disponível em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/2373379915570041. Acesso em: 22 mar. 2022.
NAÇÕES UNIDAS DO BRASIL. Os objetivos do desenvolvimento sustentável no Brasil [internet]. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 20 mar. 2022.
MERRIAM-WEBSTER DICTIONARY. Podcast [internet]. Disponível em: https://www.merriam-webster.com/dictionary/podcast?src=search-dict-box. Acesso em: 20 mar. 2022.
STRICKLAND, Bronson; BROOKE, Jarred; ZISCHKE, Mitchell et al. Podcasting as a tool to take conservation education online. Ecology and Evolution, v. 11, n. 8, p. 3597-3606, abr. 2021. DOI: 10.1002/ece3.7353. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/epdf/10.1002/ece3.7353. Acesso em: 22 mar. 2022.
EDISON RESEARCH. The podcast consumer 2019 [internet]. 2019. Disponível em: https://www.edisonresearch.com/the-podcast-consumer-2019/. Acesso em: 20 mar. 2022.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Tous droits réservés Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde 2022
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.