Exaustão algorítmica: influenciadores digitais, trabalho de plataforma e saúde mental

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3378

Mots-clés :

Influenciadores digitais, Trabalho de plataforma, Algoritmos, Exaustão algorítmica

Résumé

Este trabalho tem como objetivo articular as noções de tecnologia, trabalho, saúde e influenciadores digitais e reivindicar essa articulação como objeto de investigação para o campo da comunicação. Especificamente, busca-se entender as particularidades do esgotamento vivido por influenciadores digitais, a partir de revisão bibliográfica e exposição de exemplos (coletados a partir de observação espontânea). Como resultado, propõe-se a noção de ‘exaustão algorítmica’, uma sensação relatada por influenciadores digitais relacionada aos ‘problemas psicológicos’ vivenciados por eles e gerados pelo ritmo de trabalho que vem sendo ditado pelo que reconhecem como ‘o algoritmo’. A ‘exaustão’ caracteriza-se por um sentimento permanente de insatisfação, desânimo e esgotamento, ausência de criatividade, medo de penalidades das plataformas e de ‘não dar conta’.

Bibliographies de l'auteur

Issaaf Karhawi, Universidade Paulista, Programa de Pós-graduação em Comunicação. São Paulo, SP

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Michelle Prazeres, Faculdade Cásper Líbero, Programa de Pós-graduação em Comunicação. São Paulo, SP

Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

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Publiée

2022-12-23

Comment citer

Karhawi, I., & Prazeres, M. (2022). Exaustão algorítmica: influenciadores digitais, trabalho de plataforma e saúde mental. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 16(4), 800–819. https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3378

Numéro

Rubrique

Dossiê Trabalho por plataformas digitais e saúde