Ética, integridade científica e pandemia de covid-19: diálogo e desafios entre as dimensões socioculturais e linguísticas e a comunicação da ciência

Auteurs

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v16i3.3470

Mots-clés :

Ética, Integridade, Sociedade, Ciência, Comunicação científica

Résumé

Em entrevista à Reciis, a professora e cientista Sonia Vasconcelos relata sobre a sua trajetória profissional e acadêmica que a aproximou do campo da ética e da integridade científica. Destaca sobre o quanto as dimensões históricas, sociais, culturais e linguísticas da comunicação científica estão implicadas nas percepções e nos pressupostos da integridade na ciência. Conforme a pesquisadora, a pandemia de covid-19, que desencadeou uma maior velocidade de publicação, correção de literatura científica e a explosão de preprints e as suas certificações em curto espaço de tempo, promoveu mudanças e desafios para o aprimoramento das políticas sobre ética e integridade na comunicação da ciência. Sonia Vasconcelos é professora do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis (IBqM) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando na área de Educação, Gestão e Difusão em Biociências do IBqM.

Biographie de l'auteur

Sonia Vasconcelos, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis. Rio de Janeiro, RJ

Doutorado em Ciências (Educação, Gestão e Difusão em Biociências) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Références

TH WORLD CONFERENCE ON RESEARCH INTEGRITY. Programme. Cape Town: Conference Secretariat Paragon Africa, 2022. Disponível em: https://wcri2022.org/programme/. Acesso em: 23 set. 2022.

AGREEMENT on reforming research assessment. [S. l.]: Science Europe, 2022. Disponível em: https://research-and-innovation.ec.europa.eu/system/files/2022-07/rra-agreement-2022.pdf. Acesso em: 29 set. 2022.

ANDERSON, Hephzibah. George Eliot, a escritora cuja vida (e obra) escandalizou o século 19. BBC Brasil, [s. l.], 13 set. 2020. BBC Culture. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/vert-cul-52952074. Acesso em: 23 set. 2022.

BEER, Gillian. Darwin’s Plots: evolutionary narrative in Darwin, George Eliot and nineteenth-century fiction. Cambridge: Cambridge University Press, 1983.

BOURDIEU, Pierre. The forms of capital. In: RICHARDSON, John. Handbook of theory and research for the sociology of education. Westport, CT: Greenwood, 1986. p. 241-258.

BRIERLEY, Liam et al. Tracking changes between preprint posting and journal publication during a pandemic. PLoS Biology, São Francisco, v. 20, n. 2, p. e3001285, 2022. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3001285. Disponível em: https://journals.plos.org/plosbiology/article?id=10.1371/journal.pbio.3001285. Acesso em: 23 set. 2022.

CASCI, Tanita; ADAMS, Elizabeth. Research Culture: setting the right tone. eLife, Cambridge, v. 9, p. e55543, 2020. DOI: https://doi.org/10.7554/elife.55543. Disponível em: https://elifesciences.org/articles/55543. Acesso em: 23 set. 2022.

FRASER, Nicholas et al. The evolving role of preprints in the dissemination of covid-19 research and their impact on the science communication landscape. PLoS Biology, São Francisco, v. 19, n. 4, p. e3000959, 2021. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pbio.3000959. Disponível em: https://journals.plos.org/plosbiology/article/authors?id=10.1371/journal.pbio.3000959. Acesso em: 23 set. 2022.

HICKS, Diana et al. Manifesto de Leiden. São Paulo: Agência de Bibliotecas e Coleções Digitais da Universidade de São Paulo, 2015. Disponível em:https://www.abcd.usp.br/iniciativas/bibliometria-e-indicadores-cientificos/manifesto-leiden/. Acesso em: 23 set. 2022.

HORN, Lyn et al. Fostering research integrity through the promotion of fairness, equity and diversity in research collaborations and contexts: towards a Cape Town Statement (pre-conference discussion paper). OSF Preprints, [s. l.], 16 maio 2022. DOI: https://doi.org/10.31219/osf.io/bf286. Disponível em: https://osf.io/bf286/. Acesso em: 23 set. 2022.

I BRISPE – FIRST BRAZILIAN MEETING ON RESEARCH INTEGRITY, SCIENCE AND PUBLICATION ETHICS. General information. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 2010. Disponível em: http://www.ibrispe.coppe.ufrj.br/port.php. Acesso em: 23 set. 2022.

LABORATÓRIO DE ÉTICA EM PESQUISA, COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA E SOCIEDADE (LECCS). Quem somos. Rio de Janeiro: IBqM/UFRJ, c2022.

LEONARD, Mary B. et al. The importance of trustworthiness: lessons from the covid-19 pandemic. Pediatric Research, Nova York, v. 91, p. 482-485, 2022. DOI: https://doi.org/10.1038/s41390-021-01866-z. Disponível em: https://www.nature.com/articles/s41390-021-01866-z. Acesso em: 23 set. 2022.

MARSHALL, Eliot. Crime scene investigation: how to handle misconduct. Science, Londres, v. 312, n. 5779, p. 1465, 2006. DOI: https://doi.org/10.1126/science.312.5779.1465. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.312.5779.1465. Acesso em: 23 set. 2022.

MARSHALL, Eliot. How prevalent is fraud? That’s a million-dollar question. Science, Londres, v. 290, n. 5497, p. 1662-1663, 2000. DOI: https://doi.org/10.1126/science.290.5497.1662. Disponível em: https://www.science.org/doi/10.1126/science.290.5497.1662. Acesso em: 23 set. 2022.

MARTIN Schmal: o mais químico dos engenheiros. Planeta Coppe Notícias, Rio de Janeiro, 26 jun. 2003. Perfil. Disponível em: https://www.coppe.ufrj.br/en/node/1314. Acesso em: 23 set. 2022.

MOHER, David et al. Princípios de Hong Kong para a avaliação de pesquisadores: promovendo a integridade em pesquisa. Tradução e adaptação para a língua portuguesa: Sonia Vasconcelos, Carmen Penido, Sigmar de Mello Rode. Abec Brasil, Botucatu, v. 1, p. 1-20, 2021. DOI: https://doi.org/10.21452/abec.2021.abec.001. Disponível em:https://wcrif.org/images/2020/HKP/Portuguese_translation_of_HKPs.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

PAIVA, Liz Denize Carvalho et al. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro: vantagens, desvantagens e primeiros desafios da instituição. In: COLÓQUIO NACIONAL, 3, 2015. Anais [ ], Natal, p. 1-10, 2015. Disponível em: http://ead.ifrn.edu.br/portal/wp-content/uploads/2016/01/Artigo-36.pdf. Acesso em: 23 set. 2022.

RAMÍREZ-CASTAÑEDA, Valeria. Disadvantages in preparing and publishing scientific papers caused by the dominance of the English language in science: the case of Colombian researchers in biological sciences. PLOS One, São Francisco, v. 15, n. 9, p. e0238372, 2020. DOI: https://doi.org/10.1371/journal.pone.0238372. Disponível em: https://journals.plos.org/plosone/article?id=10.1371/journal.pone.0238372. Acesso em: 29 set. 2022.

REFLECTIONS on scientific fraud. Nature, Londres, v. 419, p. 417, 2002. DOI: https://doi.org/10.1038/419417a. Disponível em: https://www.nature.com/articles/419417a. Acesso em: 30 set. 2022.RESEARCH evaluation needs to change with the times. Nature, Londres, v. 601, n. 7892, p. 166, 2022. Editorial. DOI: https://doi.org/10.1038/d41586-022-00056-z. Disponível em: https://www.nature.com/articles/d41586-022-00056-z. Acesso em: 23 set. 2022.

SANO, Hikomaro. The world’s lingua franca of science. English Today, Cambridge, v. 18, n. 4, p. 45-49, 2002. DOI: https://doi.org/10.1017/S0266078402004078. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/journals/english-today/article/abs/worlds-lingua-franca-of-science/CF0F37E43A92C2A0401DB339C97F22F1. Acesso em: 23 set. 2022.

SHAW, Lisa Cuevas; ERRINGTON, Timothy M.; MELLOR, David Thomas. Toward Open Science: contributing to research culture change. Science Editor, Nova York, v. 45, p. 14-17, 2022. DOI: https://doi.org/10.36591/SE-D-4501-14. Disponível em: https://www.csescienceeditor.org/article/toward-open-science-contributing-to-research-culture-change. Acesso em: 29 set. 2022.

SILVER, Rita Elaine. The discourse of linguistic capital: language and economic policy planning in Singapore. Language Policy, [s. l.], v. 4, p. 47-66, 2005.

THE DECLARATION ON RESEARCH ASSESSMENT (DORA). San Francisco Declaration on Research Assessment. São Francisco: DORA, 2012. Disponível em: https://sfdora.org/read/. Acesso em: 26 mar. 2022.

THE ROYAL SOCIETY. Research culture: changing expectations. Londres: The Royal Society, 2019. Disponível em: https://royalsociety.org/-/media/policy/projects/changing-expectations/changing-expectations-conference-report.pdf?la=en-GB&hash=178134CCC3609B2ACAC7FBFCD82B4F72. Acesso em: 23 set. 2022.

VASCONCELOS, Sonia M. R. et al. Discussing plagiarism in Latin American science. EMBO Reports, Londres, v. 10, p. 677-682, 2009. DOI: https://doi.org/10.1038/embor.2009.134. Disponível em: https://www.embopress.org/doi/full/10.1038/embor.2009.134. Acesso em: 30 set. 2022.

VASCONCELOS, Sonia M. R. et al. Researchers' writing competence: a bottleneck in the publication of Latin-American science? EMBO Reports, Londres, v. 9, p. 700-702, 2008. DOI: https://doi.org/10.1038%2Fembor.2008.143. Disponível em: https://www.embopress.org/doi/full/10.1038/embor.2008.143. Acesso em: 30 set. 2022.

VASCONCELOS, Sonia M. R. et al. Brazilian science and research integrity: Where are we? What next? Anais da Academia Brasileira de Ciências, Rio de Janeiro, v. 87, n. 2, p. 1259-1269, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/0001-3765201520150165. Disponível em: https://www.scielo.br/j/aabc/a/mw77889mCNbZNQDC89b4tvC/?lang=en. Acesso em: 23 set. 2022.

VI BRISPE – BRAZILIAN MEETING ON RESEARCH INTEGRITY, SCIENCE AND PUBLICATION ETHICS. Program. Rio de Janeiro: Coppe/UFRJ, 2021. Disponível em: https://www.vibrispe2020.com/program. Acesso em: 23 set. 2022.

WEST, Jevin D.; BERGSTROM, Carl T. Misinformation in and about science. Proceedings of the National Academy of Sciences of the United States of America, Washington, DC, v. 118, n. 15, p. e1912444117, 2021. DOI: https://doi.org/10.1073/pnas.1912444117. Disponível em: https://www.pnas.org/doi/full/10.1073/pnas.1912444117. Acesso em: 23 set. 2022.

Téléchargements

Publiée

2022-09-30

Comment citer

Vasconcelos, S. (2022). Ética, integridade científica e pandemia de covid-19: diálogo e desafios entre as dimensões socioculturais e linguísticas e a comunicação da ciência. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 16(3), 676–685. https://doi.org/10.29397/reciis.v16i3.3470