Inteligência Artificial e sua Aplicação em Serious Games para Saúde
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.438Mots-clés :
Jogos de vídeo, Inteligência artificial, Tecnologia educacional, Materiais de ensino, Informática em saúde, Aplicação de informática médica.Résumé
Os serious games são aplicativos que oferecem meios de vincular recursos atrativos ao processo de ensino-aprendizagem. Na saúde, esses tipos de jogos geralmente precisam monitorar ações do usuário para atualizar o ambiente, controlar personagens, avaliar o desempenho do jogador e realizar classificação. Nestes casos, é interessante que uma análise seja feita a partir de um módulo de inteligência artificial (IA) capaz de auxiliar nos processos decisórios. Essa inteligência pode atuar em níveis distintos, como movimentação, tomada de decisão e estratégia. Nos processos decisórios, funciona como um canal comunicativo entre aplicação e decisões do usuário, analisando as decisões e reagindo automaticamente a elas. Aos poucos, a inteligência artificial ganha relevância nos jogos como aliada na construção do conhecimento, necessitando ser melhor investigada cientificamente. Assim, este artigo objetiva apresentar uma revisão das técnicas e métodos de IA que costumam ser utilizadas em serious games para saúde, discutindo sua importância e apontando potencialidades do seu uso.
INFORMAÇÕES DO ARTIGO
Submetido: 13.set.2013 Aceito: 13.out.2014 Publicado: 19.dez.2014
Conflito de interesses: não há.
Fontes de financiamento: não houve.
Contribuição autoral: Todos os autores contribuíram igualmente na concepção deste trabalho, assim como na definição do desenho do estudo, redação, discussão e revisão do texto final.
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