Suicídio na mídia semanal

Auteurs

  • Alice Ferry de Moraes Fundação Oswaldo Cruz. Jornalista e bibliotecária. Especialista em Gerenciamento de informação em C&T. Mestre e Doutora em Ciência da Informação. Pós-doutora em Estudos Culturais. Servidora da Fiocruz/Icict/Laces.

DOI :

https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.449

Mots-clés :

Suicídio, Imprensa, Revista semanal.

Résumé

Resumo

A publicação de matérias sobre suicídio em uma revista semanal como a Veja foi o objeto desta pesquisa. A maneira de expor o tema, assim como o destaque que lhe é dado seja pela chamada em capa ou pelas ilustrações podem contribuir para o agravamento no número de casos sobre esse que é um problema cada vez maior na sociedade. O interesse pela morte e os cuidados na publicação, sugeridos pela Associação Brasileira de Psiquiatria serviram de parâmetros para a avaliação de 151 matérias produzidas entre 1996 e 2010. Percebe-se que muito ainda tem que ser feito sobre a maneira de abordar o suicídio na mídia, assim como sua prevenção. Esta pesquisa é uma pequena contribuição para a promoção de um esforço para estancar esse mal que cresce dia a dia.

Recebido: 10.10.2011

Aceito: 05.10.2012

Biographie de l'auteur

Alice Ferry de Moraes, Fundação Oswaldo Cruz. Jornalista e bibliotecária. Especialista em Gerenciamento de informação em C&T. Mestre e Doutora em Ciência da Informação. Pós-doutora em Estudos Culturais. Servidora da Fiocruz/Icict/Laces.

  

Téléchargements

Publiée

2013-03-30

Comment citer

Moraes, A. F. de. (2013). Suicídio na mídia semanal. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 7(1). https://doi.org/10.3395/reciis.v7i1.449

Numéro

Rubrique

Articles originaux