O acesso público da informação em saúde para as doenças negligenciadas no Brasil
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v6i2.485Mots-clés :
Saúde coletiva, vigilância em saúde, informação em saúde, doenças negligenciadas, SINAN NetRésumé
Com objetivo de ponderar os dados publicizados pelo governo brasileiro para as doenças negligenciadas, foi realizado um levantamento das categorias adotadas pelo SINAN Net, nos anos de 2006 a 2008. Para as doenças que utilizam SIS local, foram compilados dados disponíveis através de publicações cientificas e via internet, em páginas oficiais do governo. Ao analisar os dados disponibilizados no SINAN Net na competência das categorias existentes, foi observada ausência de padrão concernente às categorias adotadas pelo sistema. Embora o SINAN Net seja a versão publicizada do SINAN, esta versão não disponibiliza em tempo real informações como data de atualização/inserção dos dados, sendo esta uma grande limitação ao uso destes dados. Para que as informações do SINAN Net sejam efetivamente úteis ao monitoramento das ações para a saúde pública e para a avaliação do seu impacto no controle dos agravos de notificação compulsória, é indispensável que sejam efetuadas regularmente análises da qualidade da base de dados com o objetivo de identificar e solucionar as faltas e as inconsistências de dados, bem como as duplicidades de registros, para que o acesso público das informações de saúde ocorra de forma confiável e dimensione a realidade local em um panorama situacional nacional.Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.