Do VER-SUS: do que é, do que foi e do que ficou
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.523Mots-clés :
Sistema Único de Saúde, VER-SUS, Formação de profissionais de saúde,Résumé
Este ensaio traz reflexões sobre a formação profissional incitada pela participação no VERSUS, com foco nas vivências em Lages (SC), julho/2011 e fevereiro/2012. A intenção é registrá-las a partir dos diferentes olhares de estudantes de graduação (Biomedicina, Odontologia, Direito, Psicologia, Enfermagem, Ciências Sociais, Farmácia, Serviço Social, Saúde Coletiva, Fisioterapia e Medicina) da UNICRUZ, UFRGS, PUCRS, ULBRA e UNIPLAC. As vivências aconteceram em diferentes espaços. Diariamente realizavam-se avaliações coletivas e registros no portfólio virtual. Na avaliação final – devolutiva com a presença da Reitoria e de representantes da Secretaria da Saúde do Município de Lages (SC) foram apresentados vídeo e mandala, expressando o aprendizado do grupo de estudantes e professores, representativos do aporte de conhecimento proporcionado. O VERSUS mostrou-se um instrumento deflagrador do (re) repensar a formação de discentes e docentes que atuam, ou gostariam de atuar, na saúde coletiva. Concluímos a vivência produzindo o encontro entre segmentos de universidades de dois estados da região sul e representantes dos serviços de saúde de Lages; ocasião em que, pelas falas, percebeu-se forte interatividade. Foi criado um espaço que revelou tensionamento dos saberes, o qual resultou em outros desdobramentos, entre eles trabalhos acadêmicos e profissionais, cujo pano de fundo foi colocar em análises as práticas referentes ao SUS.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.