Longitudinalidade do cuidado diante da rotatividade de profissionais na Estratégia Saúde da Família
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.572Mots-clés :
Instituições de Saúde, Recursos humanos em Saúde, Programa Saúde daRésumé
A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem alcançado resultados expressivos enquanto proposta de reordenação das práticas de saúde nas comunidades. Ao mesmo tempo apresenta alguns problemas, entre os quais a rotatividade de profissionais, considerada um dos aspectos críticos para o sucesso do modelo, pois pode comprometer a efetividade do trabalho, prejudicando a qualidade da assistência e a satisfação dos usuários, que dependem do vínculo entre os profissionais da equipe e a população. Esta pesquisa teve por objetivo estudar possibilidades de promoção da continuidade do cuidado diante da rotatividade de profissionais na ESF. Para isso, foi realizada uma revisão bibliográfica sobre continuidade do cuidado e rotatividade de profissionais utilizando doze publicações selecionadas na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS); Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde (BVS MS); Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os resultados apontaram que é necessário adotar algumas medidas que valorizem o trabalhador da ESF, dando-lhe condições adequadas de emprego, inserindo-os como protagonistas nos processos de trabalho e não meramente executores de tarefas. É essencial que haja o desenvolvimento de mudanças na formação dos profissionais, na qualificação permanente e nos vínculos dos trabalhadores com o sistema.
Téléchargements
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.