Acesso Livre: uma solução adotada em todo o globo; porém, no Brasil parece existir uma indefinição
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v8i2.630Mots-clés :
Acesso à Informação, Informação Científica, Acesso Aberto, Via Verde, Via Dourada, Brasil.Résumé
As iniciativas idealizadas pelo movimento do Acesso Livre permitiram novas alternativas de alcance da informação científica aos pesquisadores radicados em qualquer parte do globo terrestre, que passaram a contar com ferramentas capazes de promover o registro e a disseminação da produção científica: os repositórios digitais e as revistas científicas de acesso livre. Existem mais de 2600 repositórios digitais em diversas partes do mundo, e o Brasil participou desde o início no desenvolvimento dessas iniciativas. Hoje, o país conta com 83 repositórios digitais e cerca de mil revistas científicas de acesso livre. A cada dois anos, um evento dedicado a esse tema, fruto de parceria firmada entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e o Ministério da Ciência e Tecnologia de Portugal, se realiza, alternadamente, nesses dois países. Aqui serão brevemente apresentados os principais repositórios, usualmente mantidos por instituições de ensino superior e de pesquisa, organizações governamentais, agências de fomento ou organizações mundiais, bem como algumas das mais importantes iniciativas internacionais em prol do acesso livre. Serão evidenciadas também as diferenças preconizadas pelas bibliotecas universitárias brasileiras e a repentina desacelera ção dessas iniciativas no país. Concluindo, serão apresentadas algumas evidências, resultados e perspectivas futuras.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.