O periódico científico, um papel para a mediação de informação entre pesquisadores: qual seu futuro no ambiente digital?
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v3i3.796Mots-clés :
periódico científico, publicação eletrônica, práticas informacionais, ciência da engenharia, pesquisadoresRésumé
O surgimento dos periódicos no século XVII ocorreu após um longo período de troca informal de cartas entre pesquisadores (cartas de Père Mersenne, 1617-1637). Sua função era de reunir estudiosos em torno de pesquisas em comum e, ainda, controlar toda atividade científica. Os periódicos tanto já possuíam a perícia quanto assumiam o papel de arbitragem. Com a função de conferir maior visibilidade à pesquisa através da divulgação científica, os periódicos se tornaram uma prática da ciência (PRICE, 1961), e o artigo científico tornou-se a principal forma de comunicação no meio acadêmico. Na década de 1990, todo o sistema de divulgação científica foi afetado pelo uso da Internet em diferentes níveis, de acordo com a disciplina em questão. A publicação eletrônica parece ter encontrado seu público, especialmente na área da ciência, tecnologia e medicina (CTM), e aparentemente modificou as práticas de leitura e pesquisa. Essas novas formas de utilização afetam as condições e os desafios enfrentados pela divulgação de resultados? Para responder esta questão, realizamos um estudo com um grupo de pesquisadores de uma escola de engenharia em artes químicas e tecnológicas (ENSIACET).Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.