Populações especiais: vulnerabilidade e proteção
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v2i0.865Mots-clés :
ética em pesquisa, populações vulneráveis, consentimento voluntário, benefícios justos, danosRésumé
A pesquisa com participantes vulneráveis levanta uma série de questões desafiadoras para os pesquisadores e os comitês de ética em pesquisa. A vulnerabilidade surge quando os participantes têm relativamente menos poder quando comparados aos pesquisadores. Isso pode ocorrer devido a fatores extrínsecos, como pobreza e pouca escolaridade, ou a fatores intrínsecos, como doença grave ou deficiência intelectual. Participantes vulneráveis correm risco de maiores danos em pesquisa porque não são capazes de proteger seus interesses. Este artigo oferece exemplos de pesquisas com populações vulneráveis e descreve em detalhes formas como pesquisadores e comitês de ética em pesquisa podem trabalhar no sentido de diminuir os riscos de danos para esses grupos. Apresenta, ainda, uma discussão sobre a distribuição justa dos benefícios da pesquisa e descreve quatro condições para a pesquisa ética com participantes vulneráveis.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.