A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina

Auteurs

  • Steven Wheeler University of Plymouth, Faculty of Education, Plymouth, United Kingdom
  • Maged Kamel Boulos University of Plymouth, Faculty of Health & Social Work,Plymouth, United Kingdom

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v1i1.877

Mots-clés :

Software interativo, Web 2.0, conteúdo colaborativo, espaços wiki, blogs

Résumé

Examinamos o recente crescimento do software1 interativo (Web 2.0), seu primeiro impacto no ensino, e apresentamos uma análise de algumas pesquisas, conduzidas nos últimos tempos, que avaliam suas aplicações pedagógicas. Salientamos a tendência dos estudantes a serem criativos e destrutivos ao utilizarem softwares interativos, particularmente wikis2, web logs (blogs3) e outros ambientes de rede baseados em textos. As atividades dos estudantes nesses ambientes de softwares interativos podem causar tensão e conflito, e as reações variam mas, em geral, os resultados têm sido positivos. Alguns exemplos do ensino da medicina são analisados, oferecendo ao leitor exemplos da utilização de softwares interativos que têm sido usados em contextos do ensino de medicina clínica.

Publiée

2007-01-31

Comment citer

Wheeler, S., & Boulos, M. K. (2007). A cultura colaborativa e a criatividade destrutiva da web 2.0: aplicativos para o ensino da medicina. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 1(1). https://doi.org/10.29397/reciis.v1i1.877

Numéro

Rubrique

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