A promoção de saúde como oportunidade para a emancipação
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v1i2.907Mots-clés :
Promoção de saúde, saúde-doença, emancipação, ruptura de paradigma, modelo bio-médicoRésumé
Discute-se no presente trabalho as possibilidades oferecidas pela Promoção de Saúde, revista como Negação da Negação e a sua identidade, por contraste com o modelo de entendimento atualmente hegemônico da Saúde/Doença, de natureza circular e reprodutiva. A partir de um componente humano historicamente constante, caracterizado pela dialética “estar mal e por isso buscar estar bem”, a Promoção de Saúde como Negação da Negação é também analisada como oportunidade de emancipação, por contraste com o modelo circular, entendido como oportunidade de negócios. Destacam-se finalmente, as condições e obstáculos a serem superados para a efetivação da mudança de perspectiva no entendimento e na prática da Saúde/Doença em direção à Promoção de Saúde como Negação da Negação.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.