Comunidade virtual de pesquisa: nova arena da comunicação científica
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v1i2.915Mots-clés :
Comunidade virtual, comunicação científica, ciberculturaRésumé
Nos últimos 30 anos, a introdução de novas técnicas de comunicação e informação gerou uma ruptura histórica, uma quebra de paradigma resultante de inéditas transformações tecnológicas. Nesse contexto, a comunidade virtual de pesquisa surge como um novo agrupamento social cognitivo para práticas científicas coletivas, interativas e interdisciplinares, estabelecendo padrões seletivos de relações na academia. Esses novos padrões substituem o contato territorialmente limitado, dando maior alcance e velocidade às pesquisas a partir da interação de seus autores, independente do tempo e do espaço. É nessa arena virtual que se dão as trocas de experiências, o compartilhamento de informações e a colaboração mútua em pesquisas. O presente estudo aborda as transformações da comunicação científica e aponta o papel das comunidades virtuais no atual contexto social da pesquisa.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.