Comparando genomas: bancos de dados e ferramentas computacionais para a análise comparativa de genomas procarióticos
DOI :
https://doi.org/10.3395/reciis.v1i2.933Mots-clés :
Bioinformática, biologia computacional, banco de dados, genoma, procariotosRésumé
Desde a década de 1990, os esforços internacionais no sentido de obter seqüências genômicas completas levaram à determinação de todo o código genético de mais de 600 organismos, entre estes, procariotos, leveduras, protozoários, plantas, invertebrados e vertebrados, incluindo o próprio Homo sapiens. Atualmente, mais de 2.000 outros projetos genoma estão em andamento, representando interesses médicos, comerciais, ambientais e industriais, ou contemplando organismos-modelos importantes para o desenvolvimento de pesquisas científicas. Aliada ao vertiginoso avanço da computação nas últimas décadas, a obtenção de seqüências genômicas completas de inúmeros organismos têm permitido o uso de abordagens holísticas e ao mesmo tempo inovadoras no estudo da estrutura, organização e evolução dos genomas e na predição e classificação funcional de genes, entre outros. Inúmeros bancos de dados e ferramentas computacionais de acesso público ou privado têm sido criados na tentativa de organizar e permitir acesso eficiente e rápido a estas informações através da internet. Nesta revisão apresentamos os principais recursos disponíveis publicamente na internet para a análise comparativa de genomas procarióticos, especialmente de genomas micobacterianos, grupo que contém importantes patógenos humanos e de animais. A Bioinformática e a Biologia Computacional, áreas do conhecimento responsáveis pelo desenvolvimento e aplicação de tais instrumentos computacionais, são também abordadas, enfatizando-se suas origens e contribuições para o desenvolvimento da ciência.Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.