Pluripertencimentos e comunicação intercultural nos fluxos migratórios: percursos transnacionais entre migrantes na cidade de São Paulo
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.986Mots-clés :
Comunicação Intercultural, pesquisa etnográfica, migração latino-americanaRésumé
O artigo propõe uma reflexão sobre as noções de transnacionalidade e interculturalidade na definição dos múltiplos pertencimentos dos migrantes da cidade de São Paulo, especialmente os Bolivianos e latino-americanos. Fruto de uma pesquisa etnográfica desenvolvida entre os anos de 2011 e 2103, esta reflexão é norteada pelos diálogos travados com migrantes, cujas experiências e visões de mundo são passíveis de alimentar os imaginários sobre o fenômeno migratório, sobre os lugares de origem, os percursos e os lugares de destino e, particularmente, sobre o que é ser migrante na época contemporânea em uma cidade cosmopolita como São Paulo. Propomos aqui a interpretação de uma identidade que se abre aos pluripertencimentos e aos diálogos interculturais proporcionados pelo fenômeno da migração.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.