Saúde e política na crise da Covid-19: apontamentos sobre a pandemia na imprensa brasileira
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v14i2.2128Palavras-chave:
Coronavírus, Covid-19, Epidemiologia, Folha de S.Paulo, Jornalismo, Pandemia.Resumo
Nunca a saúde e a política pareceram estar tão relacionadas como nesta pandemia da Covid-19. Tomando como exemplo o noticiário do jornal Folha de S.Paulo entre janeiro e maio de 2020, analisamos as características que singularizam a cobertura da imprensa brasileira sobre essa síndrome respiratória recémdescoberta. O avanço da doença e o anúncio da pandemia pela Organização Mundial de Saúde levaram a uma superexposição do assunto nos meios de comunicação, chegando a um limite na produção jornalística, de março até a primeira quinzena de abril. Isso ocorreu antes de se verifiar o aumento na curva de casos. Depois, a crise política deflgrada com a pandemia provocou uma redução gradativa das publicações, até o fim de maio, contrapondo-se à subida de casos, em um período de agravamento da doença.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.