Animais peçonhentos e sua trajetória secular para as ações de saúde: do histórico à aplicação
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v16i4.3531Palavras-chave:
Animais peçonhentos, Políticas públicas, Antivenenos, Doenças negligenciadas, Estratégias de saúde públicaResumo
O livro Os animais peçonhentos na saúde pública expõe um vasto histórico de acidentes envolvendo problemas de saúde provocados por animais peçonhentos. Os autores resgatam trabalhos e vivências, descritos por Louis Pasteur e Vital Brazil, fundamentais para o desenvolvimento de processos da ciência translacional como compreendida hoje, no século XXI. A obra é marcada pela defesa da necessidade de políticas públicas coerentes que sejam capazes de promover ações de capacitação, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação dos pacientes.
Referências
FERREIRA JUNIOR, Rui Seabra et al. Launching a CDMO in Brazil aiming to develop biopharmaceuticals for clinical trials. Journal of Venomous Animals and Toxins including Tropical Diseases, Botucatu, v. 28, p. e20220017, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jvatitd/a/bR7KGg6xkj6wTmhgcXGx4NH/?lang=en. DOI: https://doi.org/10.1590/1678-9199-JVATITD-2022-0017. Acesso em: 18 dez. 2022.
PRESTES, Norberto. O custo do atraso: Brasil produz apenas 5% dos insumos de medicamentos. Abiquifi, São Paulo, c2022. Matérias. Disponível em: https://abiquifi.org.br/o-custo-do-atraso-brasil-produz-apenas-5-dos-insumos-de-medicamentos/#:~:text=Atualmente%2C%20o%20pa%C3%ADs%20produz%20apenas,de%20Insumos%20Farmac%C3%AAuticos%20(Abiquifi). Acesso em: 18 dez. 2022.
STOKES, Donald. O quadrante de Pasteur: a ciência básica e a inovação tecnológica. Campinas: Editora Unicamp, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Benedito Barraviera
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.