O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v5i1.507Palavras-chave:
ética, ensino, pesquisa, ciência, animaisResumo
Em busca de conhecimento, atividades de ensino e pesquisa são, historicamente, realizadas com o uso de animais. Este artigo fundamenta-se na existência de um novo paradigma em relação à utilização de animais em estudos acadêmicos. Objetivou–se questionar como a ciência aplicada a animais de laboratório, prática presente no cotidiano de alunos dos cursos de Medicina e Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande -FURG, contribui para a formação acadêmica e profissional. Os conflitos gerados por este tema evidenciam-se nos questionamentos deste artigo, revelando a necessidade de reflexões éticas quanto à utilização de animais pelo ensino e pela pesquisa. Constatou-se a necessidade de emersão da Ciência em Animais de Laboratório como fornecedora de conhecimentos específicos sobre o uso de animais para fins didático-científicosDownloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.