AIDS e as atividades de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) segundo seus usuários
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i3.579Palavras-chave:
Testes anônimos, Aconselhamento, Síndrome de imunodeficiência adquirida, HIV, Bioética.Resumo
Para analisar as representações de usuários sobre as atividades de um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) e sobre a AIDS, foi realizado um estudo qualitativo, usando como estratégia metodológica o Discurso do Sujeito Coletivo. Aplicou-se um instrumento com questões semiestruturadas a vinte usuários do serviço. Os entrevistados manifestaram desde visões biologicistas sobre a AIDS até as que sugerem ser o agravo uma punição do Estado e/ou divina para castigar pessoas de estilos de vida condenados socialmente, vítimas de preconceitos e estereótipos. Os sujeitos apresentaram avaliação positiva sobre o acolhimento do CTA de Pouso Alegre. Na prestação de serviços, verificou-se a preferência do CTA por atividades intramuros, e não por um processo ativo de relação com a comunidade. O aconselhamento não foi capaz de extrapolar as questões biomédicas. O CTA não fomentava a autonomia e o protagonismo dos sujeitos na produção de saúde e na prevenção do HIV/AIDS.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.