‘SiCKO – SOS Saúde’ e a mercantilização da vida

Autores

  • Marcelo Pereira Garcia Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Eliane Bardanachvili Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Leticia Tereza Barbosa da Silva Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Lucas Sisinno Ribeiro Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.
  • Stéphanie Lyanie de Melo e Costa Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde, Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS). Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.999

Palavras-chave:

Documentários Cinematográficos, Direito à saúde, Sistemas de Saúde, Seguro Saúde, Programas de Assistência Gerenciada, Privatização, Cuba, Estados Unidos da América, Reino Unido, França, Canadá, Resenha.

Resumo

SiCKO é um documentário de Michael Moore que critica o sistema de saúde dos Estados Unidos da América e apresenta como negociatas políticas e lobbying de seguradoras de saúde e empresas farmacêuticas mantêm um sistema que trata saúde como mercadoria, martirizando vidas em nome do lucro. O exemplo de outros países que adotaram a medicina socializada serve para mostrar uma proposta alternativa de saúde, entendida como um direito de todos, financiado solidariamente pela sociedade e garantido através de políticas públicas e práticas eficazes.

Downloads

Publicado

08-10-2015

Como Citar

Garcia, M. P., Bardanachvili, E., Silva, L. T. B. da, Ribeiro, L. S., & Costa, S. L. de M. e. (2015). ‘SiCKO – SOS Saúde’ e a mercantilização da vida. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i3.999

Edição

Seção

Resenhas de livros e produções audiovisuais