Evidência científica para intervenções em crianças com síndrome de Down

Autores

  • Cylene Siqueira Medrado Universidade Federal de Juiz de Fora, Programa de Pós-graduação em Psicologia. Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.
  • Francisco De Paula Nunes Sobrinho Universidade Católica de Petrópolis, Curso de Pós-graduação em Psicologia. Petrópolis, Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1023

Palavras-chave:

Síndrome de Down, Revisão sistemática da literatura, Prática clínica baseada em evidências, Bibliometria, Fonoaudiologia.

Resumo

A partir dos resultados de estudos, conduzidos no período 2009-2013, para identificar evidências científicas eficazes das intervenções fonoaudiológicas – em linguagem oral ou escrita – em crianças com síndrome de Down, apenas uma revisão sistemática da literatura (RSL) foi encontrada. Esses dados sugerem a necessidade de se conduzir pesquisas, para fomentar outras revisões sistemáticas, concebidas como investigações que reúnem, analisam e sintetizam estudos primários para identificar evidências científicas que contribuam para o êxito de intervenções em crianças com problemas fonológicos. Para tanto, foram rastreadas 554 RSL, e encontrada apenas uma que trata de intervenções relacionadas à consciência fonológica, reconhecidas como eficazes para melhoria do desempenho em leitura oral. Pesquisadores de RSL recomendam aperfeiçoar seu uso para a prática clínica e sugerem novos estudos que utilizem o delineamento de pesquisa experimental intrasujeito.

Downloads

Publicado

30-06-2016

Como Citar

Medrado, C. S., & Nunes Sobrinho, F. D. P. (2016). Evidência científica para intervenções em crianças com síndrome de Down. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1023

Edição

Seção

Artigos originais