Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238Palavras-chave:
Histórias em quadrinhos, promoção da saúde, saúde, educação, comunicaçãoResumo
Histórias em quadrinhos (HQs) fazem parte do dia a dia e sua evolução como mídia de entreteniment demonstra novas possibilidades de uso. O trabalho em que se baseia este artigo analisou a importância do uso de HQs como documentos informativos e formadores de opinião para a educação e promoção da saúde. Para isto, foi realizada uma pesquisa descritiva documental sobre a utilização de HQs na área de saúde, no período de 2000 a 2016, nos sites: SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Wiley Online Library. Os resultados mostraram que as HQs são ótimos instrumentos pedagógicos e informativos por atingir um público mais abrangente. Para tanto, sua confecção necessita de cuidados especiais, levando-se em conta seu uso como ferramenta de comunicação em prol da saúde. Então, afere-se que as HQs exercem papel fundamental na educação e promoção da saúde, e são recomendadas para a difusão de conhecimentos para mudança de hábitos nocivos e insalubres, objetivando melhor qualidade de vida em caráter desenvolvimentista e sustentável.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.