Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde

Auteurs

  • Carolina Conceição Prado Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília (DF), Brasil
  • Carlos Eduardo de Sousa Junior Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília (DF), Brasil
  • Mariana Leal Pires Centro Universitário do Distrito Federal (UDF), Brasília (DF), Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238

Mots-clés :

Histórias em quadrinhos, promoção da saúde, saúde, educação, comunicação

Résumé

Histórias em quadrinhos (HQs) fazem parte do dia a dia e sua evolução como mídia de entreteniment demonstra novas possibilidades de uso. O trabalho em que se baseia este artigo analisou a importância do uso de HQs como documentos informativos e formadores de opinião para a educação e promoção da saúde. Para isto, foi realizada uma pesquisa descritiva documental sobre a utilização de HQs na área de saúde, no período de 2000 a 2016, nos sites: SciELO, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Wiley Online Library. Os resultados mostraram que as HQs são ótimos instrumentos pedagógicos e informativos por atingir um público mais abrangente. Para tanto, sua confecção necessita de cuidados especiais, levando-se em conta seu uso como ferramenta de comunicação em prol da saúde. Então, afere-se que as HQs exercem papel fundamental na educação e promoção da saúde, e são recomendadas para a difusão de conhecimentos para mudança de hábitos nocivos e insalubres, objetivando melhor qualidade de vida em caráter desenvolvimentista e sustentável.

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Publiée

2017-06-29

Comment citer

Prado, C. C., de Sousa Junior, C. E., & Pires, M. L. (2017). Histórias em quadrinhos: uma ferramenta para a educação e promoção da saúde. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 11(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1238

Numéro

Rubrique

Articles de révision