Melhores escolhas alimentares entre usuários do Guia Alimentar Digital: um relatório do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i3.1308Palavras-chave:
Promoção da saúde, Prevenção de doenças, Tecnologia médica, Saúde pública, Comportamento alimentar, Alimento, Tecnologia inovadora, Smartphone, Avaliação dietética, Registro móvel de alimentos.Resumo
O acesso fácil à informação possibilita a oportunidade de promover escolhas alimentares saudáveis. Este estudo apresenta o Guia Alimentar Digital (GAD), aplicativo para smartphones, e avalia sua capacidade de promover escolhas alimentares saudáveis. Usuários registram sua ingestão alimentar e recebem dados dos grupos alimentares e Índice de Qualidade da Dieta, pontuação associada ao GAD. Este estudo analisou a ingestão alimentar e peso corporal relatados de 442 usuários de ambos os sexos, entre 19 e 50 anos. Após usar o aplicativo, aproximadamente um terço dos participantes melhoraram seu padrão alimentar e 60% perderam peso (p < 0,01). A percentagem de indivíduos que consumiram dieta de qualidade ruim diminuiu 8,5%, aqueles que obtiveram qualidade intermediária aumentaram 6,8% e os de alta qualidade aumentaram 1,6% (p = 0,01). Tecnologias da informação podem ser recursos adicionais, apoiando a educação nutricional e ajudando as pessoas a comerem conscientemente com resultados positivos para a saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.