Experiência materna no cuidado do filho com paralisia cerebral: análise fundamentada na teoria de Roy
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v12i4.1373Palavras-chave:
Paralisia cerebral, Políticas públicas, Teoria de enfermagem, Adaptação, Cuidado da criança.Resumo
O objetivo do estudo aqui apresentado é descrever a experiência das mães de crianças com paralisia cerebral à luz da teoria de adaptação de Roy e identificar estímulos significativos assim como mecanismos de enfrentamentos no cuidado. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Participaram oito mães de filhos com paralisia cerebral, cadastrados na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Apae de um município do Ceará. A pesquisa ocorreu entre abril e maio de 2014 e utilizou-se para coleta de dados a entrevista semiestruturada e, para análise, o método de categorização temática. A teoria permitiu reconhecer que as mães podem desencadear respostas positivas ou negativas mediante estímulos que giram em torno do diagnóstico do filho: impacto, sentimentos, contexto intrafamiliar envolvido no cuidado, conflitos, enfrentamentos. Concluiu-se que o enfermeiro deve objetivar, em seu trabalho, respostas adaptativas, minimizando as respostas ineficientes, de modo a obter a melhoria do cuidado prestado a mãe-criança e fortalecer o vínculo afetivo entre ambos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.