Desafios da comunicação de surtos epidêmicos quando a desinformação se espalha nas redes sociais
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i1.1623Palavras-chave:
Comunicação, Surto epidêmico, Risco, Desinformação, Mídias sociais.Resumo
Este artigo analisa as implicações da desinformação nas mídias sociais para a comunicação global de riscos à saúde. Definimos desinformação, descrevemos os caminhos pelos quais ela pode afetar negativamente as respostas aos esforços de comunicação de risco, destacamos as vulnerabilidades nas intervenções existentes e apresentamos uma agenda para futuras pesquisas para entender e abordar esse problema.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: Os autores cedem e transferem o direito de utilização da obra à Reciis e à Fiocruz, em caráter permanente, irrevogável, gratuito e com exclusividade para primeira publicação.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.
Atualizado em 14/07/2026.






