Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação YouTube para produção e divulgação de conteúdo sobre o curso de medicina: experiências dos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v15i2.2222

Palavras-chave:

Multimídia de comunicação, Educação superior, Educação médica, Tecnologia da informação, Medicina.

Resumo

Este artigo objetivou descrever a experiência e a avaliação do uso de tecnologias digitais como estratégia de divulgação por discentes de um curso de medicina criado pelo Programa Mais Médicos. Trata-se de relato de experiência sobre o desenvolvimento de um canal no YouTube para divulgar a graduação de medicina da Universidade Federal de Jataí. Procedeu-se avaliação quantitativa e qualitativa dos indicadores do canal. A partir de setembro de 2017, a equipe se organizou em cinco grupos de trabalho: pauta, redação, atualização, gravação e edição. Ressaltam-se como resultados: 17 vídeos, 607 inscritos e 34.757 visualizações. Percebeu-se engajamento e demanda de informações pelos usuários, aumento contínuo do número de acessos e picos em períodos de abertura de vagas de vestibulares e comentários. As experiências contribuíram para aprimoramento de habilidades extracurriculares dos estudantes envolvidos. O canal pôde auxiliar ingressantes no Ensino Superior na tomada de decisão e motivação pela escolha do curso.

Biografia do Autor

Marcela Costa de Almeida Silva, Universidade Federal de Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Jataí, GO

Graduanda em Medicina pela Universidade Federal de Jataí.

Paulo Ricardo dos Santos, Universidade Federal de Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Jataí, GO

Graduando em Medicina pela Universidade Federal de Jataí.

Letícia Cristina Oliveira Dias, Universidade Federal de Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Jataí, GO

Graduação em Saúde Coletiva pela Universidade de Brasília.

Johnatan Reis da Silva, Universidade Federal de Uberlândia, Faculdade de Medicina. Uberlândia, MG

Graduação em Jornalismo pela Universidade de Brasília.

Aridiane Alves Ribeiro, Universidade Federal de Jataí, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde, Curso de Medicina. Jataí, GO

Doutorado em Enfermagem pela Universidade de São Paulo.

Downloads

Publicado

30-06-2021

Como Citar

Silva, M. C. de A., Santos, P. R. dos, Dias, L. C. O., da Silva, J. R., & Ribeiro, A. A. (2021). Uso de Tecnologia da Informação e Comunicação YouTube para produção e divulgação de conteúdo sobre o curso de medicina: experiências dos acadêmicos. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 15(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v15i2.2222