A Gestão do Conhecimento holística: análise de aderência do modelo de Mutuwa e Maiga
DOI:
https://doi.org/10.29397/reciis.v13i3.1643Palavras-chave:
Gestão do conhecimento, Paradigma holístico, Gestão do conhecimento holística, Mutuwa e Maiga, Análise de conteúdo.Resumo
Há sinalizações acadêmicas para o desenvolvimento de modelos de gerenciamento do conhecimento pautados no paradigma holístico. Mutuwa e Maiga afirmam que não há um modelo unificador para o setor de saúde, o que permite inferir que o modelo desses autores se propõe ao atingimento desse feito. Assim, esta pesquisa se justifica pelo objetivo de analisar a aderência do modelo de Mutuwa e Maiga à Gestão do Conhecimento holística, de modo a identificar se esse modelo supre a lacuna de uma estrutura unificadora para este setor. Essa análise é realizada por meio de procedimentos metodológicos mistos, contemplando a abordagem qualitativa-quantitativa e a Análise de Conteúdo. Por resultado, há uma adesão de somente 15,4% do modelo de Mutuwa e Maiga à Gestão do Conhecimento holística, conforme caracterização apresentada nessa pesquisa, permitindo inferir que a Gestão do Conhecimento não tem demonstrado direcionamento para uma abordagem orientada ao paradigma holístico. Assim, esta pesquisa contribui por fomentar o desenvolvimento de novos modelos de gerenciamento do conhecimento alicerçados no paradigma holístico, considerando os delineamentos aqui expostos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.