O cordel no ensino de microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior

Autores

  • Lívia Maria Galdino Pereira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Edlâny Pinho Romão Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.437

Palavras-chave:

Cordel, Microbiologia, Técnicas de ensino, Educação superior, Metodologia de ensino, Microbiologia ambiental, Estudo de caso.

Resumo

Biografia do Autor

Lívia Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Possui graduação em Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará (2010). Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia. Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de micro-organismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular.

Escavador

Edlâny Pinho Romão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará -UECE (2013), onde teve participação como voluntária de iniciação científica no laboratório de Microbiologia- LAMIC com projeto de Desenvolvimento de pesquisa com Microbiota do ar. Também participou como monitora acadêmica da disciplina de Microbiologia ministrando aulas teórico-práticas. Possui experiência em análises clínicas, trabalhando atualmente no Setor de Microbiologia do Laboratório Emílio Ribas/CE.

Linkedin

Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Doutoranda em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel - 2007 e Licenciatura - 2006). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aerobiologia, taxonomia fúngica, fungos anemófilos e compostos orgânicos voláteis microbianos. Bem como, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância.

 

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará. É professora efetiva da UECE desde 2003, onde coordena o Curso de Ciências Biológicas à distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil-UAB/MEC. É docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Exames complementares e Genética Clínica. É Vice líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Educacionais e Educação a distância". Desenvolve também pesquisas nas áreas de Aerobiologia, fungos anemófilos e produção de material didático em Microbiologia. Atua em Laboratório de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, sendo Coordenadora do Setor de Qualidade do Laboratório Emílio Ribas/CE.

Linkedin

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

Pereira, L. M. G., Romão, E. P., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2014). O cordel no ensino de microbiologia: a cultura popular como ferramenta pedagógica no ensino superior. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.437

Edição

Seção

Artigos originais