The cordel literature in the teaching of microbiology: popular culture as a pedagogical tool in higher education

Authors

  • Lívia Maria Galdino Pereira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Edlâny Pinho Romão Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.437

Keywords:

Cordel literature, Microbiology, Teaching techniques, Higher education, Teaching methodology, Environmental microbiology, Case study

Abstract

Teachers act as “mediators” in the teaching-learning process, and they try to develop expertise and skills with new methodologies, where cordel literature which has an alternative language and strong popular appeal is used to promote effective teaching.  This paper aims to describe the process of construction and dramatization in the cordel genre as an educational tool. Between the 2010 and 2012 years, professors  of  Microbiologya discipline of the course in Biological Sciences  at Universidade Estadual do Ceará, Brazil, and their assistants have challenged students to work themes using the cordel form. To do this work, the students were divided into groups, which picked  different themes at random. The creations were prepared adapting technical concepts to rhymes and poetic metres of popular language, helping to bring Pasteur science closer to popular expressions. We conclude that the use of cordel literature in the teaching of microbiology connects the creativity with the inexpensive costs and the popular tradition, providing playful and contextualized learning, thus becoming viable and interesting pedagogical alternative for science and biology professors.

Author Biographies

Lívia Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Possui graduação em Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará (2010). Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia. Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de micro-organismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular.

Escavador

Edlâny Pinho Romão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará -UECE (2013), onde teve participação como voluntária de iniciação científica no laboratório de Microbiologia- LAMIC com projeto de Desenvolvimento de pesquisa com Microbiota do ar. Também participou como monitora acadêmica da disciplina de Microbiologia ministrando aulas teórico-práticas. Possui experiência em análises clínicas, trabalhando atualmente no Setor de Microbiologia do Laboratório Emílio Ribas/CE.

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Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Doutoranda em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel - 2007 e Licenciatura - 2006). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aerobiologia, taxonomia fúngica, fungos anemófilos e compostos orgânicos voláteis microbianos. Bem como, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância.

 

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará. É professora efetiva da UECE desde 2003, onde coordena o Curso de Ciências Biológicas à distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil-UAB/MEC. É docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Exames complementares e Genética Clínica. É Vice líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Educacionais e Educação a distância". Desenvolve também pesquisas nas áreas de Aerobiologia, fungos anemófilos e produção de material didático em Microbiologia. Atua em Laboratório de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, sendo Coordenadora do Setor de Qualidade do Laboratório Emílio Ribas/CE.

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Published

2014-12-19

How to Cite

Pereira, L. M. G., Romão, E. P., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2014). The cordel literature in the teaching of microbiology: popular culture as a pedagogical tool in higher education. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.437

Issue

Section

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