El cordel en la enseñanza de microbiología: la cultura popular como herramienta pedagógica en la educación superior

Autores/as

  • Lívia Maria Galdino Pereira Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Edlâny Pinho Romão Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Lydia Dayanne Maia Pantoja Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.
  • Germana Costa Paixão Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.437

Palabras clave:

Literatura de cordel, Microbiología, Enseñanza de técnicas, Educación superior, Metodología de la enseñanza, Microbiología ambiental, Estudio de caso

Resumen

El profesor es el mediador en el proceso de enseñanza-aprendizaje, buscando desarollar competencia y habilidades con nuevas metodologías, donde la literatura de cordel es un lenguaje alternativo y con fuerte invocación popular para promover la enseñanza efectiva. Este artículo tiene como objetivo describir el proceso de construcción y dramatización de la literatura de cordel como una herramienta educativa. Entre 2010 y 2012, los profesores y los monitores de la asignatura de Microbiología del curso de Ciencias Biológicas en la Universidade Estadual do Ceará (UECE) desafiaron a los alumnos a trabajar con temas en la forma de literatura de cordel. Para hacer este trabajo, los estudiantes se dividieron en grupos y sortearon temas diversos. Las elaboraciones fueron escritas con la adecuación de los contenidos técnicos a las rimas y métricas del lenguaje popular, contribuyendo para aproximarse la ciencia de Pasteur a las expresiones culturales populares. Se concluye que el uso de la literatura de cordel en la enseñanza de la microbiología alía la criatividad a el bajo coste y a la tradición popular, podiendo propiciar el aprendizaje lúdico y contextualizado, convirtiéndose en alternativa pedagógica factible y interesante para profesores de ciencias y de biología.

Biografía del autor/a

Lívia Maria Galdino Pereira, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Possui graduação em Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar pela Faculdade Integrada do Ceará (2010). Graduada de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Ceará, com experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Bacterologia. Pesquisadora da Universidade Federal do Ceará no departamento de Engenharia Hidráulica e Ambiental com identificação de micro-organismo biorremediadores, pela técnica de Biologia Molecular.

Escavador

Edlâny Pinho Romão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará -UECE (2013), onde teve participação como voluntária de iniciação científica no laboratório de Microbiologia- LAMIC com projeto de Desenvolvimento de pesquisa com Microbiota do ar. Também participou como monitora acadêmica da disciplina de Microbiologia ministrando aulas teórico-práticas. Possui experiência em análises clínicas, trabalhando atualmente no Setor de Microbiologia do Laboratório Emílio Ribas/CE.

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Lydia Dayanne Maia Pantoja, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Doutoranda em Engenharia Civil (Saneamento Ambiental) pela Universidade Federal do Ceará - UFC, mestre em Microbiologia Médica pela Universidade Federal do Ceará (2008) e possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Ceará (Bacharel - 2007 e Licenciatura - 2006). Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Ambiental e Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: aerobiologia, taxonomia fúngica, fungos anemófilos e compostos orgânicos voláteis microbianos. Bem como, desenvolve trabalhos na área de pesquisa em educação a distância.

 

Germana Costa Paixão, Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil.

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará-UECE e Mestre em Patologia pela Universidade Federal do Ceará. É professora efetiva da UECE desde 2003, onde coordena o Curso de Ciências Biológicas à distância em parceria com a Universidade Aberta do Brasil-UAB/MEC. É docente do Curso de Enfermagem da Faculdade Metropolitana da Grande Fortaleza- FAMETRO. Leciona as disciplinas de Microbiologia, Parasitologia, Exames complementares e Genética Clínica. É Vice líder do grupo de pesquisa "Tecnologias Educacionais e Educação a distância". Desenvolve também pesquisas nas áreas de Aerobiologia, fungos anemófilos e produção de material didático em Microbiologia. Atua em Laboratório de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial, sendo Coordenadora do Setor de Qualidade do Laboratório Emílio Ribas/CE.

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Publicado

2014-12-19

Cómo citar

Pereira, L. M. G., Romão, E. P., Pantoja, L. D. M., & Paixão, G. C. (2014). El cordel en la enseñanza de microbiología: la cultura popular como herramienta pedagógica en la educación superior. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 8(4). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i4.437

Número

Sección

Artículos originales