Potencialidades e limitações do acervo digital em um programa de promoção do desenvolvimento infantil

Autores

  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil
  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, Brasil
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.688

Palavras-chave:

Comunicação e divulgação científica, Difusão de inovações, Acesso à informação, Desenvolvimento infantil, Promoção da saúde.

Resumo

Este artigo objetiva apresentar as potencialidades e as limitações do acervo digital organizado por uma Fundação do terceiro setor em parceria com entidades nacionais e internacionais que primam pela promoção do desenvolvimento infantil. Optou-se pela fundamentação teórica baseada no referencial da Translação do Conhecimento, a fim de defender o acesso livre à informação científica. As fontes de informação estão disponíveis em site específico e sintetizam as evidências científicas que apoiam a tomada de decisão de gestores, profissionais, familiares, cuidadores e demais atores sociais envolvidos no cuidar, educar e brincar. Os conhecimentos sistematizados estão divididos em folhetos, livros, apresentações e artigos. Pretende-se contribuir para a compreensão do acervo digital como ferramenta potente, que favorece a incorporação e a difusão de conteúdos inovadores concernentes ao cuidado integral e integrado na primeira infância.

 

Biografia do Autor

Alfredo Almeida Pina de Oliveira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP) (2014) . Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela EEUSP (2007). Especialista em Práticas de Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP (2004). Bacharel em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente trabalha como Professor Doutor do Departamento de Orientação Profissional (ENO) da EEUSP, professor convidado da Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP) e Educador em Saúde Pública no Centro de Promoção da Saúde (CPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Tem experiência na área de Educação e Promoção da Saúde, translação do conhecimento em saúde, modelos de aconselhamento, práticas pedagógicas na formação de recursos humanos e grupos de autocuidado apoiado que incentivam a adoção de hábitos saudáveis, a saber: cessação do tabagismo, controle do peso, educação alimentar, manejo do stress e técnicas de relaxamento na perspectiva do cuidado integral e centrado na pessoa.

 

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, Brasil

Nascida em São Paulo (SP), fez sua graduação em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (2000).Cursou Residência em Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, onde também concluiu Mestrado (2005) e doutorado (2010). Atualmente é docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (MS-3).Tem experiência na área de Promoção da saúde, com ênfase na reorientação dos serviços de saúde. Pesquisa a promoção da saúde articulada aos seguintes temas: atenção primária a saúde (APS), educação interdisciplinar/interprofissional(EIP) e educação apoiada em tecnologias digitais.

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Anna Maria Chiesa, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Habilitação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999) e Livre Docência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP (2005). Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EESUP. Realizou estágio Pós Doc junto à Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, Kings College London (2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Promoção da Saúde, Desenvolvimento Infantil, Saúde da Família, Saúde da Criança e Educação em Saúde. Consultora técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (processo 311670/2009-1).

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Como Citar

Oliveira, A. A. P. de, Germani, A. C. C. G., & Chiesa, A. M. (2015). Potencialidades e limitações do acervo digital em um programa de promoção do desenvolvimento infantil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.688

Edição

Seção

Relatos de experiência