Potencialidades y limitaciones del acervo digital en un programa de promoción del desarrollo infantil

Autores/as

  • Alfredo Almeida Pina de Oliveira Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil
  • Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, Brasil
  • Anna Maria Chiesa Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.688

Palabras clave:

Comunicación y divulgación científica, Difusión de innovaciones, Acceso a la información, Desarrollo infantil, Promoción de la salud.

Resumen

Este artículo presenta las potencialidades y limitaciones del acervo digital sistematizado por una Fundación del tercer sector en parceria con entidades nacionales e internacionales que priman por promover el desarrollo infantil. Se elegió como fundamento teórico basarse en el referencial de la Traslación del Conocimiento a fin de sostener el acceso libre a la información científica. Las fontes de información están disponibles en sitio electrónico propio y sintetizan las evidencias cientificas que soportan la toma de decisiones de gestores, profesionales, familiares, cuidadores y otros actores sociales encargados del cuidado y de la educación de los niños y también de jugar com ellos. Los conocimientos sistematizados están divididos en folletos, libros, presentaciones y artículos científicos. Se intenta aportar para la compreensión del acervo digital como una herramienta potente para favorecer la incorporación y la difusión de contenidos innovadores concernientes al cuidado integral e integrado en la primera
infancia.

Biografía del autor/a

Alfredo Almeida Pina de Oliveira, Universidade de São Paulo, Escola de Enfermagem, Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil

Doutor em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP-SP) (2014) . Mestre em Enfermagem em Saúde Coletiva pela EEUSP (2007). Especialista em Práticas de Promoção da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP (2004). Bacharel em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (2002). Atualmente trabalha como Professor Doutor do Departamento de Orientação Profissional (ENO) da EEUSP, professor convidado da Faculdade de Campo Limpo Paulista (FACCAMP) e Educador em Saúde Pública no Centro de Promoção da Saúde (CPS) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HC-FMUSP). Tem experiência na área de Educação e Promoção da Saúde, translação do conhecimento em saúde, modelos de aconselhamento, práticas pedagógicas na formação de recursos humanos e grupos de autocuidado apoiado que incentivam a adoção de hábitos saudáveis, a saber: cessação do tabagismo, controle do peso, educação alimentar, manejo do stress e técnicas de relaxamento na perspectiva do cuidado integral e centrado na pessoa.

 

Ana Claudia Camargo Gonçalves Germani, Universidade de São Paulo, Faculdade de Medicina, Departamento de Medicina Preventiva. São Paulo, Brasil

Nascida em São Paulo (SP), fez sua graduação em Medicina na Faculdade de Medicina do ABC (2000).Cursou Residência em Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP, onde também concluiu Mestrado (2005) e doutorado (2010). Atualmente é docente do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da USP (MS-3).Tem experiência na área de Promoção da saúde, com ênfase na reorientação dos serviços de saúde. Pesquisa a promoção da saúde articulada aos seguintes temas: atenção primária a saúde (APS), educação interdisciplinar/interprofissional(EIP) e educação apoiada em tecnologias digitais.

Linkedin

Anna Maria Chiesa, Universidade de São Paulo. Escola de Enfermagem. Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva. São Paulo, Brasil.

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade de São Paulo (1981), graduação em Habilitação em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1994), doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo (1999) e Livre Docência em Enfermagem em Saúde Coletiva pela USP (2005). Professora Associada do Departamento de Enfermagem em Saúde Coletiva da EESUP. Realizou estágio Pós Doc junto à Florence Nightingale School of Nursing and Midwifery, Kings College London (2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase na Promoção da Saúde, Desenvolvimento Infantil, Saúde da Família, Saúde da Criança e Educação em Saúde. Consultora técnica da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal. Bolsista Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora (processo 311670/2009-1).

Google Scholar

Cómo citar

Oliveira, A. A. P. de, Germani, A. C. C. G., & Chiesa, A. M. (2015). Potencialidades y limitaciones del acervo digital en un programa de promoción del desarrollo infantil. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação E Inovação Em Saúde, 8(3). https://doi.org/10.3395/reciis.v8i3.688

Número

Sección

Relatos de experiencia