Ensino na saúde: propostas e práticas para a formação acadêmico-pedagógica de docentes

Autores

  • Dinair Leal da Hora Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Evandro Chagas. Ananindeua, PA, Brasil.
  • Claudia Teresa Vieira de Souza Fundação Oswaldo Cruz, Instituto Nacional de Infectologia. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.947

Palavras-chave:

Ensino na saúde, Formação docente, Formação profissional, Educação em saúde, Produção do conhecimento.

Resumo

As práticas docentes têm assumido o centro das discussões quando se trata do ensino superior em saúde. Os órgãos oficiais de educação e saúde e as instituições formadoras de profissionais da área da saúde vêm apresentando e desenvolvendo políticas e práticas, buscando a melhoria na formação acadêmico-pedagógica dos seus futuros professores. Apresentamos neste texto as ações desenvolvidas no Programa de Pós-Graduação de Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas, para fortalecer e consolidar novas linhas de pesquisa: Práticas educativas para a promoção e atenção em saúde e Formação profissional e práticas reflexivas no ensino em saúde, fomentando a formação de docentes capazes de pensar e construir propostas de intervenção no processo educativo em suas múltiplas dimensões teóricas, cognitivas, operacionais e organizacionais como uma iniciativa que contribui para a qualificação e o aperfeiçoamento profissional para o Sistema Único de Saúde.

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Publicado

18-12-2015

Como Citar

Hora, D. L. da, & Souza, C. T. V. de. (2015). Ensino na saúde: propostas e práticas para a formação acadêmico-pedagógica de docentes. Revista Eletrônica De Comunicação, Informação & Inovação Em Saúde, 9(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v9i4.947

Edição

Seção

Relatos de experiência