Educação permanente em saúde: percepção dos gestores do SUS na Macrorregião Oeste, em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.574Keywords:
Educação Permanente, Educação continuada, Gestão em saúde, TrabalhoAbstract
Dentre os desafios à gestão do Sistema Único da Saúde (SUS) estão o planejamento e a execução de ações a fim de garantir a atenção integral à saúde. Nesta direção, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) contribui para a produção do conhecimento e análise dos diversos contextos implicados no processo de trabalho, de acordo com a realidade local. O estudo teve por objetivo conhecer a percepção dos gestores do SUS, na Macrorregião Oeste de Santa Catarina, em relação ao conceito de Educação Permanente em Saúde (EPS). As informações foram produzidas mediante entrevistas semiestruturadas com 12 gestores, as quais foram gravadas, transcritas e registradas. A análise ocorreu mediante a proposta operativa para análise de dados qualitativos de Minayo (2010). As informações foram assim categorizadas: Educação Permanente como aperfeiçoamento da prática laboral e Conceito de Educação Permanente: aproximações e distanciamentos. A investigação aponta que, para que a EPS se consolide como estratégia política, operadora das mudanças na prática de atenção à saúde, será preciso maior compreensão e envolvimento dos gestores nesse processo.
Downloads
How to Cite
Issue
Section
License
Author’s rights: The author retains unrestricted rights over his work.
Rights to reuse: Reciis adopts the Creative Commons License, CC BY-NC non-commercial attribution according to the Policy on Open Access to Knowledge by Oswaldo Cruz Foundation. With this license, access, download, copy, print, share, reuse, and distribution of articles is allowed, provided that it is for non-commercial use and with source citation, granting proper authorship credits and reference to Reciis. In such cases, no permission is required from the authors or editors.
Rights of authors’s deposit / self-archiving: The authors are encouraged to deposit the published version, along with the link of their article in Reciis, in institutional repositories.