Educação permanente em saúde: percepção dos gestores do SUS na Macrorregião Oeste, em Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v7i4.574Palabras clave:
Educação Permanente, Educação continuada, Gestão em saúde, TrabalhoResumen
Dentre os desafios à gestão do Sistema Único da Saúde (SUS) estão o planejamento e a execução de ações a fim de garantir a atenção integral à saúde. Nesta direção, a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) contribui para a produção do conhecimento e análise dos diversos contextos implicados no processo de trabalho, de acordo com a realidade local. O estudo teve por objetivo conhecer a percepção dos gestores do SUS, na Macrorregião Oeste de Santa Catarina, em relação ao conceito de Educação Permanente em Saúde (EPS). As informações foram produzidas mediante entrevistas semiestruturadas com 12 gestores, as quais foram gravadas, transcritas e registradas. A análise ocorreu mediante a proposta operativa para análise de dados qualitativos de Minayo (2010). As informações foram assim categorizadas: Educação Permanente como aperfeiçoamento da prática laboral e Conceito de Educação Permanente: aproximações e distanciamentos. A investigação aponta que, para que a EPS se consolide como estratégia política, operadora das mudanças na prática de atenção à saúde, será preciso maior compreensão e envolvimento dos gestores nesse processo.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.