Controle social e regulação da publicidade infantil: O caso da comunicação mercadológica* de alimentos voltada às crianças brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.3395/reciis.v4i4.649Palabras clave:
publicidade infantil, controle social, obesidade infantil, regulamentação, criançaResumen
Este artigo trata da importância do controle social no âmbito da regulação da publicidade infantil, notadamente a de alimentos com altos teores de sódio, gorduras trans, gorduras saturadas e açúcar e a de bebidas de baixo valor nutricional, que correspondem a mais da metade das publicidades dirigidas às crianças no Brasil. A questão envolve não só o fato de as crianças, por conta de seu estágio de desenvolvimento, não terem condições de distinguir a publicidade do entretenimento, nem de fazerem uma análise crítica dela, mas também o fato de que a obesidade infantil já é uma realidade no país que atinge cada vez mais as crianças e, principalmente, as que vivem nas classes socioeconômicas menos favorecidas. Trata também da análise das leis em vigor no país e da interpretação de que hoje já é possível considerar ilegal todo e qualquer direcionamento da publicidade voltada ao público infantil. Apresenta, por fim, a experiência do Projeto Criança e Consumo do Instituto Alana no âmbito do controle social de regulação da publicidade.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor: El autor retiene los derechos sobre su obra sin restricciones.
Derechos de reutilización: La Reciis adopta la Licencia Creative Commons, CC BY-NC atribución no comercial conforme la Política de Acceso Abierto al Conocimiento de la Fundación Oswaldo Cruz. Con esa licencia es permitido acceder, bajar (download), copiar, imprimir, compartir, reutilizar y distribuir los artículos, desde que para uso no comercial y con la citación de la fuente, confiriendo los debidos créditos de autoría y mención a la Reciis. En esos casos, ningún permiso es necesario por parte de los autores o de los editores.
Derechos de depósito de los autores/auto-archivado: Los autores son estimulados a realizar el depósito en repositorios institucionales de la versión publicada con el link de su artículo en la Reciis.