Promoção ou prevenção? Análise das estratégias de comunicação do Ministério da Saúde no Brasil de 2006 a 2013

Auteurs

  • Wagner Robson Manso de Vasconcelos Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Brasília, DF, Brasil. Fundação Oswaldo Cruz, Diretoria Regional de Brasília, Assessoria de Comunicação Social. Brasília, DF, Brasil.
  • Mariella Silva de Oliveira-Costa Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Brasília, DF, Brasil. Fundação Oswaldo Cruz, Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde , Laboratório de Pesquisa em Comunicação e Saúde. Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
  • Ana Valéria Machado Mendonça Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde, Programa de pós-graduação em Ciências da Saúde. Brasília, DF, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1019

Mots-clés :

Comunicação em saúde, promoção da saúde, campanhas promovidas pelo Ministério da Saúde brasileiro, meios de comunicação de massa, publicidade.

Résumé

Este artigo tem como objetivo analisar se as estratégias de comunicação do Ministério da Saúde brasileiro estão voltadas para a promoção da saúde ou orientadas para a prevenção de doenças. Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, baseada nas campanhas por ele promovidas, de 2006 a 2013, que dialogam com a Política Nacional de Promoção da Saúde, a saber: promoção de atividade física; promoção de hábitos saudáveis de alimentação e vida; combate ao tabagismo; controle do uso abusivo de bebida alcoólica e cuidados especiais voltados ao processo de envelhecimento. Com o foco em três categorias – “direcionamento”, “alvo” e “abordagem” – foram analisadas 14 campanhas, de modo a verificar se têm relação direta com a promoção da saúde. Constatou-se que, dessas, apenas três têm a promoção da saúde como alvo e direcionamento, mas as características da abordagem das demais não estão relacionadas com esse objetivo. Assim, concluiu-se que a comunicação das campanhas no período analisado esteve mais vinculada à prevenção de doenças do que à promoção da saúde.

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Publiée

2016-06-30

Comment citer

Vasconcelos, W. R. M. de, Oliveira-Costa, M. S. de, & Mendonça, A. V. M. (2016). Promoção ou prevenção? Análise das estratégias de comunicação do Ministério da Saúde no Brasil de 2006 a 2013. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 10(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i2.1019

Numéro

Rubrique

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