Necessidades de saúde e direito à comunicação em tempos de midiatização

Auteurs

  • Tatiana Breder Emerich Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, Brasil.
  • Aline Guio Cavaca Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, Brasil.
  • Victor Gentilli Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Territorialidades. Vitória, Brasil.
  • Adauto Emmerich Universidade Federal do Espírito Santo, Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva. Vitória, Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1065

Mots-clés :

comunicação em saúde, meios de comunicação de massa, saúde pública, Sistema Único de Saúde.

Résumé

A contemporaneidade é marcada por uma sociedade midiatizada, na qual a mídia exerce influência sobre todas as instâncias sociais, abrangendo a saúde. Nesse cenário, incluem-se interesses, instituições e atores como partes integrantes do processo de engendramento das notícias. Sendo assim, a partir das interlocuções entre o campo da comunicação e saúde (CeS) e o campo da saúde coletiva, entende-se que o direito à comunicação é indissociável do direito à saúde e, por isso, a divulgação midiática das necessidades de saúde deveria corresponder às principais demandas populacionais inerentes a um território. Nesse sentido, este artigo objetiva discutir a (não) divulgação midiática das necessidades de saúde e refletir sobre o direito à comunicação como um direito social fundamental ao pleno exercício da cidadania e garantia do direito à saúde, no contexto de uma sociedade midiatizada.

Téléchargements

Publiée

2016-12-22

Comment citer

Emerich, T. B., Cavaca, A. G., Gentilli, V., & Emmerich, A. (2016). Necessidades de saúde e direito à comunicação em tempos de midiatização. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 10(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i4.1065

Numéro

Rubrique

Articles originaux

Articles similaires

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Vous pouvez également Lancer une recherche avancée de similarité pour cet article.