Biblioterapia: estudo comparativo das práticas biblioterápicas brasileiras e norte- americanas

Auteurs

  • Andréa Pereira Santos Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Rubem Borges Teixeira Ramos Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil
  • Thais Caroline Silva Sousa Universidade Federal de Goiás, Goiânia, Goiás, Brasil

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1072

Mots-clés :

biblioterapia, leitura terapêutica, projetos de biblioterapia, biblioterapia brasileira e norte-americana, revisão de literatura.

Résumé

A biblioterapia é um processo de leitura que auxilia as pessoas a controlarem seus sentimentos e assim buscarem estratégias para resolver seus problemas tanto de ordem psicológica quanto física. A partir dessa afirmação e sabendo da necessidade de aprofundamento nessa área, apresentamos uma revisão de literatura sobre o tema no contexto nacional e norte-americano. Buscamos apresentar uma breve descrição do processo de leitura, em especial da leitura terapêutica e de sua aplicação nas práticas biblioterapêuticas. No Brasil, os projetos de biblioterapia revelaram práticas voltadas para a leitura de livros, música, desenhos e outros instrumentos em escolas, asilos, hospitais, etc. Os norte-americanos utilizaram como instrumento em seus projetos fundamentalmente a leitura de livros. Percebe-se que a biblioterapia possui resultados positivos nos dois países. Concluímos que a prática da biblioterapia contribui para melhorar a qualidade de vida.

Téléchargements

Publiée

2017-06-29

Comment citer

Santos, A. P., Ramos, R. B. T., & Sousa, T. C. S. (2017). Biblioterapia: estudo comparativo das práticas biblioterápicas brasileiras e norte- americanas. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 11(2). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i2.1072

Numéro

Rubrique

Articles de révision