A inatingível meta do intangível e as consequências sociais: do The True Cost à Moda Livre

Auteurs

  • Patrícia Gonçalves Saldanha Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano. Laboratório de Investigação de Comunicação Comunitária e Publicidade Social (Laccops). Niterói, RJ. Brasil. http://orcid.org/0000-0002-7041-129X
  • Eduardo Aguiar Assis Universidade Federal Fluminense. Programa de Pós-graduação em Mídia e Cotidiano (PPGMC). Niterói, RJ. Brasil.

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1110

Mots-clés :

consumo de marca, capital imaterial, valor intangível, publicidade social, comércio justo, consequências sociais.

Résumé

O presente artigo pretende refletir teoricamente sobre a busca desmedida da elevação de valor de marcas de grandes empresas do segmento fast fashion em contraste com as consequências sociais geradas para a própria sociedade que consome tais marcas. A reflexão se dá a partir do que Max Weber chama de “novo espírito do capitalismo”, com base no conceito de “capital imaterial” de André Gorz e articulada ao documentário sobre a indústria da moda The True Cost. Na contrapartida do cenário da aquisição exacerbada, vale destacar o surgimento e a propagação da publicidade social como uma via alternativa que visa possibilitar o equilíbrio entre os atores da cadeia de produção a exemplo do que vem sendo chamado de comércio justo.

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Publiée

2016-09-30

Comment citer

Saldanha, P. G., & Assis, E. A. (2016). A inatingível meta do intangível e as consequências sociais: do The True Cost à Moda Livre. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 10(3). https://doi.org/10.29397/reciis.v10i3.1110

Numéro

Rubrique

Essai