Educação em saúde: agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina no controle da dengue

Auteurs

  • Edlaine Faria de Moura Villela Universidade Federal de Goiás, Escola de Medicina, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí http://orcid.org/0000-0002-7043-2007
  • Luana Kronit Bastos Universidade Federal de Goiás, Escola de Medicina, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí
  • Gabriel Gonçalves Dutra Universidade Federal de Goiás, Escola de Medicina, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí
  • Wallace Antunes Damasio do Nascimento Universidade Federal de Goiás, Escola de Medicina, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí
  • Wanderson Sant'ana de Almeida Universidade Federal de Goiás, Escola de Medicina, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí
  • Fábio Morato de Oliveira Universidade Federal de Goiás, Escola de Medicina, Unidade Acadêmica Especial de Ciências da Saúde. Jataí

DOI :

https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1305

Mots-clés :

Educação Médica, Habilidades de comunicação, Agentes Comunitários de Saúde, Grupo Focal.

Résumé

A Estratégia Saúde da Família, uma das mais bem sucedidas iniciativas para reorganização da Atenção Básica no Brasil, traz como diferencial o Agente Comunitário de Saúde (ACS), trabalhador da saúde que atua como interlocutor, facilitando o acesso da comunidade a ações promotoras de saúde. No entanto, é pouco conhecido o processo de orientação e formação destes trabalhadores para tratar de epidemias, como a dengue. Neste contexto, salienta-se a importância da aproximação entre estudantes de Medicina e ACS para que haja o fortalecimento não só da educação permanente destes trabalhadores, mas também da formação acadêmica dos futuros médicos. O método adotado foi o grupo focal com seis agentes de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) no município de Jataí, Goiás, Brasil. O grupo focal foi conduzido por estudantes do curso de Medicina da Universidade Federal de Goiás, tendo como instrumento roteiro condutor elaborado por professores e estudantes. Este roteiro foi construído com enfoque em Educação em Saúde, para garantir a possibilidade de elaboração de futuras estratégias de ação pelos estudantes, contribuindo para a formação transdisciplinar dos alunos. Em seguida, foi feita a Análise de Conteúdo para análise e interpretação dos dados. Os estudantes observaram que os agentes acreditam que as estratégias comunicacionais adotadas são efetivas e acessíveis. Entretanto, constataram que há falhas comunicacionais a serem sanadas, pois a comunidade continua relutante em por em prática seus conhecimentos, encontrando assim um desafio a ser trabalhado com os agentes comunitários ao longo de sua formação acadêmica, em busca de novas estratégias de ação para o combate da doença. Os alunos já começaram a elaborar suas estratégias de ação, com base em conhecimentos construídos sobre comunicação e saúde coletiva. Acredita-se que este trabalho é de grande importância para desenvolver habilidades comunicacionais nos estudantes e para fortalecer seu compromisso com a responsividade social.

Téléchargements

Publiée

2017-12-31

Comment citer

Villela, E. F. de M., Bastos, L. K., Dutra, G. G., Nascimento, W. A. D. do, Almeida, W. S. de, & Oliveira, F. M. de. (2017). Educação em saúde: agentes comunitários de saúde e estudantes de medicina no controle da dengue. Revue De La Communication, De l’Information Et De l’Innovation En Santé, 11(4). https://doi.org/10.29397/reciis.v11i4.1305

Numéro

Rubrique

Articles originaux