Os desafios das políticas de embargo em Repositórios Institucionais: um estudo das coleções de teses e dissertações em institutos de pesquisa e universidades brasileiras
DOI :
https://doi.org/10.29397/reciis.v11i0.1363Mots-clés :
Repositórios Institucionais, Acesso Aberto, Políticas de Acesso, Embargo, Produção Científica e Tecnológica.Résumé
O presente trabalho tem por objetivo analisar as Políticas de Acesso de Repositórios Institucionais (RIs) de universidades e institutos de pesquisa brasileiros que se encontram nas primeiras posições do Ranking Brazil Web of Repositories através de pesquisa metodológica a partir dos endereços digitais dos repositórios selecionados, produzindo uma análise qualitativa e quantitativa dos dados por meios de gráficos e quadros, destacando a divergência dos resultados. Pretende explicitar as práticas de embargo da produção de teses e dissertações previstas nas políticas desses RIs e avalia a condição das Políticas desses repositórios. Estabelece, baseado nos resultados e na literatura, que há a necessidade da criação de diretrizes a nível nacional para a elaboração e padronização de políticas de repositórios para maior organização e garantia do Acesso Aberto.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Direitos de autor: O autor retém, sem restrições dos direitos sobre sua obra.
Direitos de reutilização: A Reciis adota a Licença Creative Commons, CC BY-NC atribuição não comercial conforme a Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fundação Oswaldo Cruz. Com essa licença é permitido acessar, baixar (download), copiar, imprimir, compartilhar, reutilizar e distribuir os artigos, desde que para uso não comercial e com a citação da fonte, conferindo os devidos créditos de autoria e menção à Reciis. Nesses casos, nenhuma permissão é necessária por parte dos autores ou dos editores.
Direitos de depósito dos autores/autoarquivamento: Os autores são estimulados a realizarem o depósito em repositórios institucionais da versão publicada com o link do seu artigo na Reciis.